Faça um intercâmbio na Escócia!

Continuando a série de posts sobre países que a gente costuma chamar de off-the-beaten-path (fora do eixo), vamos falar um pouco sobre a Escócia, um destino cada vez mais procurado para quem deseja fazer intercâmbio em um lugar menos óbvio, e ainda assim, super interessante!

Primeiro, vamos voltar um pouco pras aulas de Geografia do Ensino Fundamental: a Escócia fica na Grã-Bretanha, que é aquela ilha no Norte da Europa que abriga três países: Inglaterra, País de Gales e Escócia. E quando a gente está falando de Reino Unido (United Kingdom), a gente acrescenta também a Irlanda e Irlanda do Norte. Deu pra localizar?

A Escócia é um lugar cheio de cultura e bem tradicional – foi o berço da cultura celta e gaélica, que deixou um mega legado para toda a civilização moderna, principalmente na música, que é entoada em restaurantes e bares até hoje. Os espetáculos são um show à parte, com direito à famosa gaita de fole. Ah, e os kilts (as saias masculinas, sem cueca por baixo!) também são de lá!

A Escócia é um país que tem vários dados curiosos por conta desse legado histórico, começando pelo idioma: eles falam inglês (ensinado nas escolas como Scottish English), com sotaque característico. Nas principais cidades, o sotaque é mais aliviado, e nas escolas, bem mais leve, mas nas regiões rurais ele pode ser bem forte. Ótimo exercício de linguística, até porque o sotaque americano a gente já assimila bem nos filmes e músicas, né? Fora o Inglês, eles tem duas línguas regionais reconhecidas: escocês puro, e gaélico, mas você não precisa se preocupar, a não ser que queira investigar mais sobre o assunto.

O clima na Escócia é o típico temperado ocêanico da Grã-Bretanha: bastante frio no inverno, com verões amenos e frequente chuva. Ao total são cerca de cinco mil habitantes, com aquele biotipo típico do norte da Europa: loiros e loiras, ruivos e ruivas. A Escócia tem a maior proporção de ruivos do mundo. Vai que você tem uma queda né, não custa dizer! 🙂

As principais cidades da Escócia são Edinburgh e Glasgow, distantes uma hora de carro. Edinburgh é capital do país, uma cidade charmosíssima cheia de castelos, e já foi até declarada pela Unesco como Patrimônio da Humanidade – é para lá que você pode fazer intercâmbio com a IE! Glasgow é mais moderna e comercial, e concentra 40% da população escocesa, sendo a maior cidade do país, principalmente por causa do Porto de Glagow, um forte centro de logística para todo o mundo. Nos próximos posts falaremos mais sobre as cidades e coisas legais pela Escócia!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s