A Alemanha, sem dúvida nenhuma, é um dos mais importantes países do mundo. Entre as suas estatísticas, está o fato de ser o mais populoso da Europa e a principal potência econômica da Zona do Euro. Líder científico, tecnológico e acadêmico, o país desperta interesse em jovens do mundo inteiro que desejam se estudar ou trabalhar em um lugar com altíssimo padrão de vida e segurança.

Muitos brasileiros ainda associam a Alemanha às Guerras Mundiais e ao ex-ditador Hitler. A verdade é que atualmente, Berlim, por exemplo, é uma das cidades mais vanguardistas e liberais do planeta, território fértil de criação, arte, música, entretenimento, e noite. Depois da queda do muro de Berlim, em 1991, a Alemanha mudou muito, e para melhor.

Os alemães, como você pensa, são sim mais fechados e austeros que nós. Mas a barreira principal para um brasileiro se dar bem nas terras germânicas é mesmo o idioma. Pelo fato do alemão ser um idioma cujo tronco não pertence ao latino, a formação das frases e a maioria das palavras não se parecem com o português, o que gera muita dificuldade para os estudantes do Brasil no começo. Por outro lado, depois de alguns meses e um melhor domínio da língua, são muitos os estudantes que se apaixonam por todos os benefícios e oportunidades da quarta maior economia mundial, e acabam vivendo por lá por muito mais tempo que o imaginado!

Entre as principais cidades da Alemanha, estão Berlim, sede do Parlamento, cidade administrativa e cultural; Hamburgo, cidade industrial e portuária de forte expressão na economia mundial (segundo maior porto da Europa); Colônia, polo cultural e estudantil; e Munique, a capital da Baviera, super turística, charmosa e sede da BMW.

Fiquem de olho aqui no blog que vamos falar muito sobre Alemanha – um ótimo destino para quem deseja se destacar no mercado de trabalho, principalmente nas áreas de Engenharia, Meio Ambiente e Tecnologia, e também para quem quer descobrir a juventude mais criativa da Europa.