Para se falar de High School, temos que começar pelo país mais procurado pelos brasileiros: os Estados Unidos. O tradicional programa é um sucesso pelo excelente custo-benefício que oferece, pela importância do inglês no cenário mundial, e a experiência do High School no melhor estilo “American Way of Life”

O programa tem duas durações: de 5 meses (semestre acadêmico) ou 10 meses (um ano acadêmico). É importante lembrar que o calendário escolar americano é bem diferente do brasileiro. Pelo fato deles terem as quatro estações bem definidas, as aulas começam no outono (Fall), por volta de Setembro, e se estendem até o fim da primeira (Spring), no fim de Maio. Os americanos tem três meses seguidos de férias, o delicioso verão (Summer), onde costumam arrumar um emprego, participar de summer camps, ou estudar na Europa cursos extras.

A maioria dos intercambistas que vão para os E.U.A fazer High School são colocados em cidades pequenas, com até (no máximo) 100.000 habitantes. Antes que você ache isso um saco, deixa eu explicar os porquês: imagina você, menor de idade, numa mega cidade, sem a sua família. É uma preocupação a mais tanto para os pais, como para os host parents. Além de ser mais perigoso, as famílias que vivem nas grandes cidades dos Estados Unidos geralmente moram nos subúrbios, afastados do centro, pela qualidade de vida.

Outro fator é o custo de vida, que é bem menor nas cidades pequenas, o que ajuda no seu bolso e no dos seus pais. O foco é estudar! O programa se propõe a mostrar a você o estilo de vida autêntico americano, o que nas grandes cidades, é mais difícil, pela grande miscigenação que os Estados Unidos tem. Sem contar que nas cidades menores, o intercambista se torna uma verdadeira ‘celebridade’. Então se você acha que vai sair do Brasil para morar na Park Avenue em New York, como Blair e Chuck de Gossip Girl, é melhor esquecer.

Por um lado, a IE te dá a chance de escolher determinadas regiões dos E.U.A onde você seria alocado. A partir de preços diferentes, você pode escolher entre Califórnia, Flórida (os dois estados com clima mais parecidos com o brasileiro), ou qualquer outro estado americano. A colocação não é 100% garantida, pois depende da antecedência que você se inscreve no programa, portanto, é melhor se acelerar.

As escolas americanas públicas são muito completas e têm uma excelente infra-estrutura para os estudantes. Como brasileiro, você precisa estudar as matérias-base como língua estrangeira, matemática, biologia ou química, história ou geografia, matemática ou física, e educação física. O currículo americano é encarado pelos brasileiros com a maior facilidade, então os intercambistas costumam ser colocados nas Advanced classes!