Achei este infográfico pela internet e achei que tem tudo a ver aqui com o blog. Muitas vezes a gente se pega pensando na próxima viagem, no próximo intercâmbio, e quer que ele tenha um motivo bem especial. Quem já fala mais de duas línguas (inglês e português), mas não quer parar de viajar, aprender e conhecer o mundo, deve dar uma olhada aqui neste ranking: as 10 línguas mais faladas no mundo.

1. Chinês (Mandarim)
Um bilhão de pessoas. É a língua do século XXI, dizem. Galera do mercado corporativo: quer ganhar dinheiro? Shanghai e Beijing são a parada. Um intercâmbio na China é possível e dominar o idioma (que é bem difícil) pode abrir portas para uma carreira global. A boa é passar pelo menos um ano por lá: tenho um amigo que está há três anos em Shanghai, e não quer mais saber de outro lugar!

2. English
É a língua universal, sem dúvida a mais importante. São tantos países, livros, músicas, filmes. O mundo inteiro fala inglês, é só passear pela sua rua: haverá um letreiro em inglês. Inglatera, EUA, Irlanda, Austrália, África do Sul, Malta: são tantas as possibilidades de fazer um intercâmbio bacana e aperfeiçoar o inglês. Prioridade máxima!

3. Hindunasti
Quem sabe se você for para um retiro espiritual na Índia, ou quiser trabalhar no ‘Vale do Silício Asiático’: Hindu não é exatamente a prioridade de um brasileiro.

4. Español
Sim, por favor. Estamos rodeados de países hispânicos, e portunhol não é espanhol. No mundo dos negócios, abrem-se todas as portas para um estrangeiro que fala um bom espanhol na América Latina. Além da possibilidade de entrar em contato com todas as culturas dos nossos vizinhos. Países lindos como Espanha, México, Argentina, Peru, Colômbia. Espanhol hoje é mais do que necessário!

5. Russo
Anos e anos depois da Guerra Fria, acho que russo não é exatamente uma prioridade. A não ser que você seja daqueles que detesta o calor do Brasil e tem como projeto de vida congelar na Rússia. Dizem que não é muito difícil, depois que você manja o alfabeto cirílico, a gramática não é das piores. Boa sorte, mas tô fora.

6. Árabe
Amplamente falado no Oriente Médio, árabe é uma língua de riqueza histórica e religiosa fundamental. Mas os businessmen e women de lá já estão bem acostumados com o inglês. Fique à vontade, mas acho Espanhol mais importante, risos.

7. Bengali [bengalês]
Bangladesh? Fala sério.

8. Português
Aqui estamos na oitava posição. Eu se fosse um gringo estaria louco para aprender português, já que dizem por aí que somos o país do futuro. Que bom que já nascemos dominando essa!

9. Malaio-Indonésio
Gente, nem sabia que era um idioma só. Next!

10. Francês
Infelizmente o francês está em declínio – vocês sabiam que nos anos 60 o inglês não tinha esse boom todo e a ‘língua oficial do mundo’ era o francês? Aí veio Tio Sam e dominou a parada toda. Deve ser a sua quarta prioridade (após dominar o português, inglês e espanhol), não deixa de ser um idioma lindo, importante e clássico. E quem não quer fazer intercâmbio em Paris, na Cote D’Azur, né?