Imagem

1. Que tudo lá é engajado, amigo do meio ambiente e protetor das minorias
Salada? Só se for orgânica. Hamburguer? Pode ser vegano? Petições? Eles amam! Leite? Sem glúten, sem lactose, feito de amêndoas cultivadas em terras por agricultores com direitos básicos garantidos e horas extras pagas em dobro. Os San Franciscanos se preocupam e muito com manter o comércio local vivo (as pequenas lojas vs. as grandes redes). E isso é massa, porque mantém a aura hippie e contestadora que lhes define.

Imagem

2. Há um montão de mendigos – alguns deles até com orgulho
A maioria dos mendigos de San Francisco não mexe com ninguém, e não caras criminosos. Alguns são caras que não voltaram ainda da onda dos 60s, você sabe… geralmente estão arrastando seus carrinhos, e com um violão debaixo do braço, pedindo ajuda. Eles são apoiados pelo governo de muitas formas para deixar a mendicância, mas alguns deles não pensam em perder os benefícios. Pra não ficar sem fazer nada, alguns desenvolvem projetos paralelos.

Imagem

3. San Francisco é o lugar para gente criativa (e que gosta de ganhar dinheiro).
Com a explosão da nova era da internet e das start-ups (estamos falando de Apple, iPhone, aplicativos, AirBnB), San Fran e o Vale do Silício viraram a meca da tecnologia mundial. Enquanto New York é o centro de finanças, e Los Angeles do entretenimento, os tipos mais inteligentes (e ambiciosos) da economia criativa estão se enraizando por lá. Pra quem curte nerdices e o sonho de mudar o mundo com a tecnologia, não há ambiente mais fértil. Tá rolando um dinheiro brabo por lá.

Imagem

4. É uma cidade pequena.
Fiquei espantado. San Francisco só tem 800 mil habitantes. Significa que São Francisco é do tamanho de João Pessoa, na Paraíba. Sem nenhuma ofensa aos pessoenses (minha família é de lá), mas a gente chega em SF achando que tá indo para uma super metrópole. E é de fato, uma super cidade pequena, muito à frente de seu tempo, cheia de gente cool.

Imagem

5. Parece a Europa, só que é mais barata.
Pense em casas vitorianas (a cara da Inglaterra), trens e bondes (a cara de Lisboa), o charme liberal-intelectual (a cara da França). Só que com preço em dólar (uns 30% mais barato que o Euro). Será que já consegui te convencer?