O Réveillon é uma das comemorações mais especiais do ano. A marcação de um recomeço, de um novo tempo é sempre empolgante e deixa as pessoas com vontade de ser melhores no ano que se inicia. Com isso, temos diversas tradições que acabam virando rituais de virada do ano como é o caso de comer uvas e lentilhas, pular as sete ondinhas e passar a virada de branco. Mas você sabia que não é assim em todo lugar do mundo?

A comemoração do Réveillon é muito mais do que apenas a virada do ano, cada país tem suas culturas e tradições. Pensando nisso, preparamos uma lista com alguns destinos e as várias formas de se comemorar a tão esperada virada de ano.

Confira:

Cabo da Boa Esperança, África do Sul

No Cabo da Boa Esperança o réveillon é comemorado no dia 2 de janeiro com desfiles e lembra muito o carnaval no Brasil. A data se deve à libertação dos escravos na África do Sul, em 1830.

China

O réveillon chinês acontece no 23° dia do último mês lunar. Os chineses pedem prosperidade à família e oferecem comida ao Deus da cozinha. O curioso é que cada ano é dedicado a um animal do signo chinês. Eles acreditam que a queima de fogos atrai sorte e afasta as coisas negativas.

Madri, Espanha

Na Espanha o réveillon começa mais cedo, no dia 28 de dezembro e vai até o dia 6 de janeiro, devido ao Dia de Reis. Na noite de Réveillon os espanhóis comem doze uvas, uma para cada badalada do relógio Puerta del Sol.

Moscou, Rússia

Por não comemorarem o Natal, o Réveillon é a principal festa do ano. Os russos vão para a praça vermelha de Moscou e tomam vodka para se esquentar do frio enquanto assistem os fogos de artifícios. As comemorações continuam no dia 13 de janeiro, quando é celebrado o ano novo ortodoxo.

New York, Estados Unidos

O Réveillon mais famoso do mundo, acontece exatamente na Time Square. Durante a contagem regressiva, uma enorme maça desce no meio da praça e explode a meia noite, espalhando balas e doces por todos os lados.

Atenas, Grécia

O réveillon grego é repleto de superstições. Eles fazem um bolo e colocam uma moeda dentro, na virada de ano o bolo é cortado e distribuído entre as pessoas que estão na festa. Acredita-se que quem recebe o pedaço com a moeda, tem um ano cheio de sorte.

Escócia

Os escoceses comemoram o réveillon em um ritmo bem animado: das 8 horas do dia 31 de dezembro até às 6 horas do dia primeiro de janeiro. Para eles, essa data é mais importante do que o Natal e tem desfiles de gaiteiros e dançarinos típicos na rua principal de Edimburgo, a capital. À meia noite, os canhões do Castelo de Edimburgo são disparados e há uma grande queima de fogos, seguido de um solo feito pelo gaiteiro, que se posiciona no topo do castelo. E tem mais: os escoceses trocam biscoitos para desejar boa sorte

França

Autora do nome “Réveillon”, a encantadora França comemora a passagem de ano de uma forma bem legal:  eles se reúnem entre amigos e familiares regados a boa comida e bebida. À meia noite, todos os convidados da festa se beijam e tomam muita champanhe (de verdade).