Hoje (14 de fevereiro) é comemorado o Valentine’s Day nos Estados Unidos. A data até é um pouco semelhante ao dias dos namorados aqui no Brasil mas é comemorado de forma diferente.

A palavra Valentine vem do nome de um cristão e o dia foi estabelecido pelo Papa Gelasius I no ano 496, mas só foi associado como algo romântico na idade média. Valentine’s Day é a forma mais curta do nome Saint Valentine’s Day que tem como tradução, Dia de São Valentino.

Tradicionalmente, neste dia os casais se presenteiam e expressam seu amor através de cartões, presentes e flores. Mas hoje em dia nos Estados Unidos, o sentido da data se ampliou. A data deixou de ser apenas para casais e virou um dia para presentear a pessoa amada, seja ela sua mãe, seu pai, seu filho ou até um amigo.

Nas escolas os pequenos trocam presentes com tema de amor ou amizade, balas com forma de coração, mas o que não falta nesse dia é chocolate. O doce já virou tradição entre eles, grande parte das pessoas presenteiam e são presenteadas com chocolate nessa data.

É um feriado extremamente importante para a cultura americana, tão importante como o 4 de Julho e o Thanksgiving, apesar de não ser feriado como os outros. Então a dica para quem está por aí hoje é: não se esqueça de comemorar propriamente a data presenteando quem você ama com flores, cartões ou surpresinhas especiais.