O carnaval pode ser considerado uma especialidade do brasileiros, mas em outros países a galera mostra que também não brinca em serviço quando o assunto é fazer festa. Blocos, desfiles, músicas e muita dança invadem as ruas de diversas cidades ao redor do mundo e cada país tem seu jeitinho de comemorar essa data tão festiva e repleta de cultura.

Preparamos uma lista com os carnavais mais badalados do mundo (depois do nosso, é claro!) para você já ir programando a sua próxima viagem. Confira:

Veneza

Em Veneza, por exemplo, no carnaval os moradores usam máscaras refinadas e fantasias super elaboradas. Isso acontece porque antigamente a nobreza se disfarçava para sair e se misturar com o povo. São cerca de 10 dias de festa com bailes e festas nas ruas.

Berlim

Na Alemanha eles abusam da cerveja. Marchinhas e fantasias de carnaval também não podem faltar. O interessante é que em Colônia tem um dia reservado à cultura brasileira, com axé e até funk carioca. Em Berlim, a capital do país, acontece o chamado de Carnaval das Culturas: é uma festa cheia de folia, comida, bebida e shows com banda de todo o mundo. A cidade recebe cerca de meio milhão de turistas todo ano que vão para curtir o carnaval alemão.

Nice

Em Nice, na França, o carnaval é uma tradição bem antiga. Uma celebração que acontece desde 1294 tem que ser incrível não é mesmo? E realmente é, durante as festas a cidade recebe carros alegóricos, divertidas guerras de flores e os famosos catitões que são bonecos grandes feito de papel machê.

New Orleans

New Orleans nos Estados Unidos não fica para trás. Lá eles chamam o carnaval de Mardi Gras ou “terça-feira gorda”. A cidade abandona o jazz e dá espaço para os blocos de ruas. Não é difícil encontrar pessoas com máscaras de gesso andando pelas ruas. Sem falar dos famosos colares de continhas. Durante a festa, as mulheres costumam exibir os seios em troca dos colares.

Canadá

Com três semanas de festa, o Canadá tem o maior carnaval de inverno do mundo. A festa conta com shows musicais, esculturas de neves e paradas noturnas. Têm até competições de canoas e pesca no gelo. Milhares de turistas viajam para o Canadá para curtir esse carnaval de um jeito mais diferente, aliás estará fazendo 10 graus negativos.

Cada cantinho do mundo tem seu jeito de comemorar, mas nenhuma deixa de festejar e viver a alegria que é essa data. Até nos países mais frios é possível sentir o calor humano que o carnaval proporciona. O carnaval brasileiro é incomparável, mas não tem como resistir a essa chuva cultural que os outros países tem a oferecer. Vale a pena sair da rotina e curtir essa festa de outro jeito, no fim das contas a gente sabe que sempre acaba em festa.