É de comum acordo que boa parte das pessoas sonham em fazer intercâmbio, seja para estudar, trabalhar ou até para aproveitar um pouquinho das férias e fugir da rotina. A verdade é que viajar faz bem.

O intercâmbio é o melhor investimento que você pode fazer para agregar uma experiência incrível para ao seu currículo. As empresas brasileiras exigem cada vez mais a vivência no exterior e a fluência em um segundo idioma passou de uma qualificação extra para pré-requisito na grande maioria das corporações.

Para fazer um intercâmbio, é preciso tomar algumas decisões importantes e durante o processo dessas decisões diversas perguntas surgem: “Por onde devo começar?” “Qual é o primeiro passo?” “Quem eu devo procurar?”.

Mas fique tranquilo, esse texto é exatamente sobre o passo a passo para dar o pontapé inicial na realização do sonho do intercâmbio.

– Defina o seu objetivo!

Você quer ter uma experiência internacional para aprimorar um novo idioma? Para ter uma experiência de trabalho? Para ter uma vivência internacional? Todas as anteriores? É preciso compreender bem quais são os seus objetivos, pois isso será crucial na escolha do programa.

– Defina o programa ideal para você!

Curso de Idiomas, Work Experience, High School, AuPair, Intercâmbio de Férias Teen, Cursos Universitários… As opções são muitas, mas é preciso identificar qual tem mais a ver com os seus objetivos pessoais e profissionais.

– Escolha o destino!

O destino deve ser escolhido após a escolha do programa, já que alguns intercâmbios só existem em países específicos. Após verificar quais são as possibilidades dos programas escolhidos, é preciso avaliar se o estilo de vida do país te agrada, se a temperatura vai ser interessante para a sua proposta, se é um local mais urbano ou no interior.

– Documentação, visto, passagem aérea

É necessário entender que a documentação necessária para passar um tempo no exterior pode ser bem longa e trabalhosa. Tudo varia muito de um programa para outro, mas é extremamente importante que você se informe sobre todo o procedimento.

– Parece muita coisa? A Ie te ajuda!

A IE Intercâmbio é especialista em encontrar o melhor intercâmbio com melhor custo benefício para atender às suas expectativas. Ao procurar uma agência IE, um de nossos especialistas em intercâmbio vai te ajudar a conhecer melhor os seus objetivos, encontrar a opção ideal dentro das su e vai te dar todos os direcionamentos para que tudo ocorra bem com a documentação necessária.  A IE intercâmbio tem programas de intercâmbio para todas as idades, com destinos incríveis e experiências sensacionais. Você não vai se arrepender!

Para saber mais sobre a IE e sobre como escolher o seu intercâmbio, o nosso IE Explorer Caio Braz preparou estes vídeos com todas as informações. Confira: