Hoje (17 de março) é comemorado o Saint Patrick’s Day na Irlanda e em outras partes do mundo. Os irlandeses e seus descendentes nos Estados Unidos e em todo o mundo levam esse feriado muito a sério. E não é para menos, a data celebra o padroeiro da Irlanda, São Patrício, conhecido por ter levado a religião católica para lá. É decretado feriado nacional na Irlanda e na Ilha de Montserrat, enquanto em outros países como, Canadá Reino Unido, Austrália, Estados Unidos, Argentina e Nova Zelândia a data é amplamente celebrada, mas não se trata de um feriado nacional.

Embora a América do Norte abrigue boa parte dos países que comemoram a data, o Saint Patrick’s day também comemorado em outros locais bem distantes, como Japão, Singapura, Rússia e até em algumas cidades do Brasil.

A comemoração já chegou a ser comparada com o carnaval aqui no Brasil, são tantas fantasias, e carros alegóricos que é impossível não sentir como a data é realmente importante para os irlandeses. As cidades são tomadas pelo verde, algumas comunidades tingem rios e córregos da cor, sem falar das milhares de pessoas que saem fantasiadas.

A data é recheada de lendas, folclores e símbolos, inclusive, o trevo e o duende são os símbolos indispensáveis nesse dia. A cidade se colore de verde, pessoas fantasiadas, trevos, duendes e até cervejas cor verde você encontra por lá. É sem dúvidas uma festa para não se arrepender.

A comemoração nos Estados Unidos

O padroeiro é da Irlanda mas a festa enche as cidades dos Estados Unidos também. O país abriga milhares de descendentes irlandeses, não poderia ser diferente. Boston, Nova York, Chicago e outras cidades também são tomadas pelo verde tema do feriado. Até o Chicago River eles tingem de verde para entrar no clima.

Visitar esses países nessa época é um ótima escolha, você vai se encantar por tudo. O verde e a festa vão te deixar de queixo caído.