Ter vontade de fazer intercâmbio é praticamente uma unanimidade, né? Difícil achar alguém que não tenha vontade de conhecer um país e cultura totalmente diferente e viver uma das experiências mais incríveis da vida! Porém, viajar requer investimento e planejamento e isso pode gerar algum desânimo. Mas não se preocupe, com a organização necessária a sua viagem ou o seu intercâmbio pode sair muito mais em conta.

É possível sim optar por um intercâmbio mais barato e ainda sim conseguir curtir o melhor que o destino tem a oferecer. Confira essas dicas para tornar o seu intercâmbio mais barato:

1- Destinos com custo de vida baixo:

Ter vontade de morar em um ou outro país específico é algo muito legal, mas se a sua escolha for a mais cara no seguimento pode ser interessante você adequar um pouco os planos.
Às vezes a simples escolha de morar em alguma cidade próxima à sua escolhida anteriormente pode deixar o seu intercâmbio muito mais barato. Por exemplo, se o seu sonho é estudar Francês, que tal em vez de Paris escolher alguma cidade menor e com custo de vida mais baixo? O legal de fazer essa adaptação é que ainda assim você pode ir visitar a outra cidade quando quiser.
Ficar em uma cidade menor também tem a vantagem de viver os costumes do país sem aquela agitação de cidade grande e pode ser um ótimo meio de economizar um pouco.

2 – Planeje e controle seus custos:

O ideal é que o intercambista se organize para não gastar mais do que esperava. O planejamento financeiro é o primeiro passo para quem pretende fazer intercâmbio, anote todos os possíveis gastos, faça uma planilha.
É preciso organizar tudo isso da melhor forma para não arriscar a sua vida financeira antes, durante ou depois do programa de intercâmbio.

3 – Escolha as baixas temporadas:

Quem viaja sabe como os preços sobem em épocas de alta temporada, então o ideal para quem quer economizar em um intercâmbio é sempre optar pelas baixas temporadas.
A ideia é fugir dos meses de férias e datas comemorativas e escolher o inverno (no caso de um país tropical) pode ajudar bastante a abaixar os custos.

4 – Utilize o transporte público:

Caso o intercambista tenha optado por um programa de estudo, é ideal que pesquise sobre a possibilidade de fazer cartões de desconto para passeios ou até mesmo o passe livre. Isso pode fazer toda a diferença, principalmente se for preciso se locomover utilizando o transporte público todos os dias.

5 – Fique atento às promoções e sites de desconto na cidade:

Sair para comer não é recomendado para quem quer economizar dinheiro, mas é praticamente impossível visitar um país e não marcar presença em pelo menos um restaurante que trabalhe com a comida típica, não é mesmo? Por isso é ideal que o  intercambista fique atento às promoções que os restaurantes oferecem.
E não apenas isso, as estações bem definidas fazem com que muitos países tenham uma troca muito bruta de coleções de roupas e sapatos, ou seja, muitas peças ficam remarcadas e acabam podendo ser compradas por muito menos do que antes.
Se manter atento aos preços e promoções pode garantir diversão e aquelas comprinhas de lei também.

6 – Escolha a IE Intercâmbio:

Fechar intercâmbio sem o auxílio de uma agência parece fácil, mas é arriscado. Se algo der errado o intercambista não tem a quem recorrer e todo o esforço pode ter sido em vão.

A IE Intercâmbio oferece diversos tipos de programas com preços que cabem no bolso, além de viagens de turismo para os melhores destinos e com as melhores formas de pagamento.