Quer estudar fora, mas, não sabe por onde começar? O que deve pesquisar, qual ponto de partida para escolher o destino e o tipo de programa? Essas são as dúvidas de todos que procuram uma experiência internacional. Pensando nisso, você vai conhecer maneiras simples, mas que farão grande diferença para realizar o desejado intercâmbio e viver momentos inesquecíveis!

Em primeiro lugar, esteja ciente de que fechar um programa errado ou a falta de conhecimento sobre o destino escolhido, podem influenciar e, muito, no aprendizado do idioma e transformar o sonho em pesadelo! Por isso, é importante descobrir o tipo de intercâmbio que combina mais com o seu estilo!

De uma maneira geral, é recomendado fazer uma análise da sua situação financeira e um planejamento com três ou seis meses de antecedência ou até mais. Isso vai depender do tempo que pretende ficar fora. Mas, é necessário identificar o seu perfil, as preferências e os objetivos que você procura obter em outro país.

Anote as dicas e depois faça um balanço com as informações obtidas sobre você mesmo!

Perfil:

A sua idade e sua situação financeira atual podem ser avaliadas na hora de fechar seu pacote de intercâmbio. Você está empregado ou disponível para o mercado? Isso também deve ser observado, pois indicam o quanto você poderá investir. Leve em consideração o seu nível de estudo e o lugar onde estudou para não ter um choque cultural tão grande.

Preferências:

É basicamente tudo aquilo que você gosta de fazer. Pratica esportes ou é adepto a aventuras? Gosta de um ambiente mais natural ou ama a vida urbana? Prefere um lugar mais tranquilo? É amante do frio ou do calor? Faça esses questionamentos e liste tudo o que diz respeito ao seu agrado e vai eliminando os que não fazem suas preferências.

Objetivos: 

Está relacionado ao tipo de proposta que você procura no exterior. Se almeja uma educação melhor para conseguir um emprego renomado. Ou, fazer um curso apenas para aprender inglês. Pode ser também um programa de especialização em determinada área e, assim, se qualificar no mercado de trabalho. Analise qual é o real sentido de fazer esse intercâmbio.

Esses são alguns questionamentos que traçam seu estilo e avaliá-los antes de tomar qualquer decisão podem amenizar situações constrangedoras por falta de adaptação. Porém, vá com a mente aberta para aproveitar cada instante e lembre-se: fazer intercâmbio é adquirir crescimento pessoal e profissional.