A IE Intercâmbio lançou no início deste mês a Campanha Outubro Rosa IE, que tem como objetivo arrecadar fundos para o movimento Outubro Rosa no Brasil e conscientizar estudantes sobre a importância do diagnóstico precoce e o combate ao câncer de mama. Apenas neste ano, 58 mil mulheres devem ser diagnosticadas no Brasil, conforme o Instituto Nacional de Câncer – INCA.

Em parceria exclusiva com o Instituto Neo Mama, que é uma referência no país para o movimento, a IE fará uma doação que será destinada para ajudar a expandir o atendimento em mais mulheres. A fundação inaugura a sua segunda unidade de tratamento na cidade de Santos, no interior de São Paulo.

A cada intercâmbio vendido pelas mais de 50 unidades IE no Brasil, uma parte do valor pago pelo estudante será revertido ao Neo para o tratamento de mulheres vítimas do câncer de mama. Segundo informações do instituto, cerca de 3 mil mulheres são atendidas todos os meses e recebem acompanhamentos de profissionais de diversas áreas. 

Esse tipo de iniciativa é pioneira no segmento de intercâmbio cultural. Segundo o diretor da IE, Cesar Sá, a campanha sensibiliza intercambistas e familiares na causa. “Para se tornar um cidadão do mundo é importante primeiro se envolver com os aspectos sociais do seu país”, disse.

A campanha vai acontecer até o dia 31 de outubro em todas as agências IE Intercâmbio do Brasil. E os participantes poderão usar a hashtag #outubrorosaie para marcar nas mídias e acompanhar as novidades dessa parceria. 

Parceria

A  necessidade de informar os intercambistas sobre a importância do diagnóstico precoce e tratamento do câncer mais comum em mulheres fez com que a IE Intercâmbio em parceria com o Instituto Neo Mama de Prevenção e Combate ao Câncer de Mama unissem força em prol do movimento conhecido internacionalmente como Outubro Rosa.

“É legal abrir esse diálogo para a sociedade, por isso, parabenizamos a IE Intercâmbio pela responsabilidade em apoiar uma causa de interesse comunitário”, ressaltou a presidente do Neo Mama Gilze Francisco uma das responsáveis por trazer o Outubro Rosa para o Brasil.

De acordo com Gilze, o objetivo desse ano é conseguir fundos para a ampliação de equipamentos de ponta e melhorar o tratamento das pacientes. “Queremos usar métodos como a oncolaser terapia que ameniza o efeito colateral do câncer nas mulheres”, informou.

Esse serviço é oferecido em hospitais particulares, mas a instituição pretende estender o acesso para a rede pública de forma gratuita.
O investimento será em torno de 300 mil reais para a instalação dos equipamentos. Além de melhorar os serviços oferecidos como fisioterapia, atividades culturais, esportivas e resgate da autoestima das pacientes.

Outubro Rosa

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários estados tinham ações isoladas referente ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro, posteriormente com a aprovação do Congresso Americano o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) de prevenção do câncer de mama.