A busca pelo aprendizado do idioma aliado à passeios, diversão e a prática esportiva, tem crescido no Brasil e se tornado um dos intercâmbios favoritos do público mais jovem. A  modalidade teve aumento de 34% em relação a 2016, segundo dados da IE Intercâmbio. E é no Phenomenal Soccer Camp que meninos e meninas fazem atividades culturais e praticam futebol enquanto estudam inglês.

O programa é voltado para a faixa etária de 10 a 17 anos que sonha em treinar futebol com profissionais da escola Ronaldo fenômeno, a Ronaldo Academy, na fascinante Orlando. O lugar ideal para permanecerem por duas semanas regadas a programações com atividades intensas.

De acordo com o diretor do programa, Marcelo Melo, o objetivo é proporcionar uma imersão cultural unida ao esporte. “O intuito não é formar jogadores profissionais. É para se divertir e jogar muita bola, além de melhorar o inglês. Ainda tem os passeios, as compras pela cidade e diversas atrações que Orlando oferece”, disse.

Ensinamentos

Engana-se que o Soccer Camp se resume em diversão e partidas de futebol. Os alunos aprendem durante o programa sobre valores morais do dia a dia como respeito ao próximo, trabalho em equipe e responsabilidades que eles terão que desenvolver na prática. Recebem instruções sobre disciplinas comportamentais e lições de vida.

“Foi o meu primeiro intercâmbio e pude viajar sem os meus pais. Conheci culturas, fiz vários amigos, joguei bola todos os dias. Gostei de toda a estrutura, dos treinamentos do Coach e melhorei o inglês. Voltei para o Brasil uma pessoa melhor em relação as minhas atitudes”, disse Andreas Oliveira que participou da temporada de julho deste ano.

Segundo Adriana Takatsu, mãe de um aluno, tinha medo de deixar o filho fazer intercâmbio por ser apegada. “Foi uma decisão difícil! Hoje, vejo o quanto foi bom. Ele mudou muito. Conversa com a gente sobre tudo e continua encantado com o que aprendeu. E, eu fico tranquila em deixar ele ir de novo porque me sinto segura com os guias”, confessou.

“É um orgulho e prazer imenso ter a oportunidade de trabalhar com esses adolescentes em um programa que é diferenciado. Aprendem desde jogar bola à serem disciplinados em suas atividades convivendo 24 horas. Eles retornam para suas casas com um pensamento mais amplo”, ressaltou André Genovese da R9.

Como funciona?

O Orlando Soccer Camp tem a duração de duas semanas e todo o grupo é acompanhado por guias desde o Brasil. O programa é voltado para meninos e meninas de 10 a 17 anos que ficam hospedados em amplas residências dentro de um moderno condomínio.

Conforme Marcelo, a programação possui uma rotina a seguir e, antes de entrarem em campo, os alunos praticam as regras. “Eles têm hora para acordar, se alimentar, para irem aos treinos e assistirem as aulas de inglês. Precisam aprender a lidar com essas situações e, assim, voltarem mais maduros”, informou.

“Meu pai me motivou desde o começo a fazer esse intercâmbio e eu curti bastante a experiência de viver uma nova cultura. Gostei muito do campo e entendi que não é só treino. Nunca tinha jogado futebol em uma estrutura dessas e pude melhorar meu rendimento”, falou Sydney Lima, participante do SC em julho deste ano.

Programação

Os treinos de futebol são pela parte da manhã e praticados todos os dias, exceto nas datas que precisam ir aos passeios programados. Os exercícios começam das 7h30 e terminam às 11h30 divididos por idade. Enquanto uma turma joga, a outra, fica na torcida nas arquibancadas ou treina nas adjacências do campo.

No horário da tarde, os craques saem de campo para entrarem nas salas de aulas e se tornarem fenômenos também no inglês. A duração do ensino da língua é de duas horas de segunda a sexta e acontecem na escola Harvest English Institute.

“Toda a parte metodológica do programa é por conta da Ronaldo Academy. Os treinos são divididos por grupos de 10 a 13 e 14 a 17. Alguns dias, os alunos vão ter que conciliar com as atividades diversas como ir aos passeios pela cidade”, esclareceu Marcelo informando que a grade de aulas é diferenciada no mercado internacional”.

Para Melo, o maior diferencial desse programa é o contato com pessoas do mundo todo. Isso é bacana porque eles criam laços de amizade para o resto da vida. E, receber o feedback de cada um deles, principalmente, dos pais, é saber que esse intercâmbio vai além das expectativas”, finalizou.

Ficou com vontade de ser um dos integrantes da próxima edição? As inscrições já estão abertas! Para saber os detalhes da grade de aulas, o investimento do programa e os benefícios oferecidos, basta acessar: Phenomenal Soccer Camp e se torne um fenômeno dentro e fora de campo.