IE Intercâmbio - Toronto
Casa onde Helena morou durante o intercâmbio-FotoDivulgação: Helena Ometto

#tbt casa canadense

Por um mês esse foi meu lugar em Toronto. Setembro de 2016! Bem clichê, mas parece que foi ontem. Mesmo. Um pouco para trás desse ângulo de onde bati a foto fica o ponto de ônibus da volta. Atravessando a rua e caminhando para a direita, o da ida. Para o meu trajeto de todo dia, claro!

Como vizinhos eu tinha uma grocery, uma laundry, um restaurant e na mesma calçada um parque (obviamente cheio de maple)! Bem localizada era apelido. Metrô mais próximo? Broadview Station. Uns dez minutos de ônibus. Voltando à casa, precisamos falar da varandinha…

Dina, minha ‘mom’, gritava um ‘good morning, honey’ todo santo dia dali daquela cadeira. Com um cigarro na mão, um xícara de café (chafé?) na outra e um sorrisão no rosto! A porta ficava sempre aberta. Eu respondia ‘hi, Dina! Good morning!’. Nessa varandinha a gente batia altos papos.

IE Intercâmbio - Toronto

Dina e eu; Dina, Lui e eu (Lui era o ‘dad’); Dina, eu e as sisters da vez… A gente se espalhava nessas cadeiras e nos degraus e alí o papo fluía. Aos trancos e barrancos entre falantes nativos de português, espanhol e grego. Mas a meta era uma: treinar o bendito inglês!

Se bem que treinar o inglês foi só uma consequência de tanta coisa que eu vivi aí: nessa casa, nessa cidade, nesse país, nesse mês que valeu por uma vida!

IE Intercâmbio - Toronto
Quando voltou para o Brasil, Helena visitou a IE Jundiaí onde fechou o intercâmbio e contou sobre suas experiências. FotoDivulgação:HelenaOmetto

Texto e fotos disponibilizados por Helena